POR QUE CONTRATAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?

Buscar trazer a diferença para dentro da empresa, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade essencial entre as pessoas, é uma atitude que faz parte da postura ética a ser adotada como valor e prática nos negócios.

O reconhecimento das pessoas com deficiência como cidadãos que têm direitos passa pela possibilidade de exercerem uma atividade remunerada, tornando-se trabalhadores e consumidores.

Segundo o Censo realizado em 2000 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, constituindo uma parcela expressiva da sociedade brasileira. Destas, 9 milhões estão em idade de trabalhar, representando um contingente populacional com inúmeras potencialidades no exercício das mais diversas funções.

Desta forma, as empresas comprometidas com a responsabilidade social devem considerar que:

– Pessoas com deficiência quando têm asseguradas condições de trabalho que respeitem suas aptidões, habilidades e limitações são tão produtivas quanto qualquer outro trabalhador.

– Além da motivação ética e da determinação legal, a empresa que adota política inclusiva em relação à pessoa com deficiência obtém ganhos de imagem. Conforme a pesquisa Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro, realizada pelo Instituto Ethos, 46% dos entrevistados declararam que a contratação de pessoas com deficiência está em primeiro lugar entre as atitudes que os estimulariam a comprar mais produtos de determinada empresa.

– A empresa que inclui nos seus programas o compromisso com fornecedores e subcontratados de adotarem atitudes semelhantes de inclusão de pessoas com deficiência, garante que esta ação se potencialize, aumentando a participação destas pessoas no mercado de trabalho.
– A empresa inclusiva reforça o espírito de equipe de seus funcionários, fortalecendo a sinergia em torno de objetivos comuns e expressando seus valores coletivamente.

– As adequações de acessibilidade física realizadas para permitir o uso dos espaços pelas pessoas com deficiência beneficia indiretamente todas as pessoas, garantindo um ambiente de trabalho mais agradável e humanizado.

– Com um clima organizacional mais agradável a empresa pode obter ganhos de produtividade.

– Lidar com a pessoa com deficiência como trabalhador traz a possibilidade de conhecê-lo como consumidor.

– Aprender a lidar com a diversidade traz para a empresa a possibilidade de ver novas oportunidades no seu negócio, além de prepará-la para demandas de diferentes universos que incorpora.

Serviços oferecidos:

  • Projeto de criação de acessibilidade para (PcD);

  • Projeto de capacitação para (PcD);

  • Projeto de retenção;

  • Projeto de recrutamento e seleção para (PcD);

  • Projetos de concentração;

  • Projetos de Palestras, fóruns e seminários com temas inclusivo.

FAÇA A DIFERENÇA

Nosso propósito é desenvolver a organização para atuar com a diversidade na inclusão de pessoas.

SEJA UM VOLUNTÁRIO
SEJA UM PATROCINADOR