CURSO GRATUITO FORMA LÍDERES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
O Instituto Rede Incluir e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do grupo de pesquisa O Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais (ObECIDS), anuncia o curso gratuito “Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: Acessibilidade, Cultura Inclusiva e Direito ao Trabalho”. Com o objetivo de preparar gestores de RH e líderes empresariais para práticas inclusivas que favoreçam a contratação e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, o curso oferece 100 vagas limitadas e será certificado pela UFRRJ.
NOTICIAS
Além disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas que adotam políticas inclusivas observam aumento na produtividade e melhoram sua imagem institucional. Essa necessidade é reforçada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146/2015), que garante direitos e reforça a obrigatoriedade de acessibilidade no ambiente de trabalho.
"O curso vai muito além de ensinar leis e políticas; ele busca inspirar gestores e profissionais de RH a repensarem as práticas corporativas para incluir de forma significativa e sustentável as pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS”, afirma a Dra. Carline Santos Borges, coordenadora geral do curso, professora adjunta da UFRRJ e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente, e a plataforma fechará automaticamente após o preenchimento das 100 vagas. Para mais informações acesse o link: https://institucional.ufrrj.br/eext/pessoa-com-deficiencia-no-mundo-do-trabalho-acessibilidade-cultura-inclusiva-e-direito-ao-trabalho/
Com 35 horas de conteúdo em formato síncrono, o curso ocorrerá de 19 de novembro a 17 de dezembro de 2024, e as inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas.
"As empresas têm um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho inclusivo e justo. Este curso é uma oportunidade única para gestores entenderem as melhores práticas de acessibilidade e tornarem suas organizações mais equitativas e produtivas”, destaca Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir.
A importância dessa capacitação é evidenciada por dados recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que indicam que apenas 1,4% dos postos de trabalho formais no Brasil são ocupados por pessoas com deficiência, apesar da legislação vigente.