SOBRE A REDE INCLUIR

A Rede Incluir, surgiu em 2016, com objetivo de agregar mais de 100 empresas de médio e grande porte em um Espaço Virtual (via WhatsApp) para consolidar a “3ª edição do Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência (PcD) e Reabilitados do INSS”. A Rede Incluir foi criada pelo produtor corporativo e social Antoniel Bastos, um desbravador e entusiasta de Ações e Projetos com experiência de mais de 22 anos no mercado corporativo e social, aderindo ao sonho do auditor fiscal aposentado do antigo Ministério do Trabalho Joaquim Travassos em realizar no Rio de Janeiro, um “Circuito de Empregabilidade”. A ideia de Travassos era disseminar no mercado a Contratação do PcD e dos Reabilitados do INSS para além da cota Legal. A partir daí, em agosto/ setembro de 2016, a Rede Incluir organizou-se, virtualmente, a partir de um grupo de empresas que aderiu a ideia do “Circuito Dia D”.

Com uma visão além dos muros, os idealizadores da Rede Incluir reuniram-se para ampliar as suas Ações. Durante 04 (quatro) anos de atividades organizando Seminários, Fóruns, Feiras, diversos eventos e projetos organizacionais, no dia 05 de novembro de 2019, a Rede Incluir tornou-se uma entidade sem fins lucrativos tendo como razão social “Instituto Rede Incluir” que permanecerá sendo reconhecida no cenário corporativo e social como “Rede Incluir”.

A NOSSA HISTÓRIA

Joaquin Travassos Leite

Bacharelado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, servidor público aposentado, trabalhou como Auditor Fiscal e coordenador do projeto de inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS do extinto Ministério do Trabalho. Em sua jornada de 25 anos como profissional, Travassos participou e coordenou vários grupos de trabalho e projetos de fiscalização na área de combate ao trabalho infantil, aprendizagem e fiscalização de cotas de pessoas com deficiência, onde desenvolveu habilidades para análise das situações fáticas, recrutamento e seleção de equipes motivadas, implementação de projetos na área de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A construção e o nascimento do “Instituto Rede Incluir”, só foi possível, porque no coração de Joaquim, brotou as sementes da diversidade e da inclusão das pessoas na sociedade. O idealizador da organização, sempre citava: “As pessoas só são capazes de entender o significado da inclusão quando começam a se colocar no lugar do outro”. Com um olhar humanizado para o talento e habilidades das pessoas, Travassos, sempre buscou ir além dos limites das barreiras de acessibilidade e das trincheiras operacionais burocráticas. O propósito que movia nosso mentor era buscar o alinhamento das pessoas nas esferas: Social, Corporativa e Pública. Imbuído da visão que o movia, em 2016, surgiu a ideia de criar o primeiro evento: “Incluir Sem Fronteiras”. Que depois de um pequeno período, ganhou o nome “Circuito Dia D”. Quase cinco anos de ações realizadas e desenvolvidas, Joaquim, convidou Antoniel Bastos e Fabio Oliveira, delegando assim, aos nossos presidentes atuais, um sonho de anos, a criação de uma organização sem fins lucrativos que pudesse trabalhar diversidade e inclusão em todas as suas dimensões. A missão dada, foi de encontro aos valores que move o propósito de Antoniel e Fabio no universo da diversidade e inclusão. Sendo assim, em 05 de novembro de 2019, com apoio da Tokke – Gestão de Qualidade de Vida, foi possível institucionalizar a “Rede Incluir”, e se tornou o Instituto Rede Incluir. Obrigado Joaquim Travassos, por compartilhar com a família do Instituto Rede Incluir, seus sonhos. Nós, engajados de sua missão e do nosso propósito, iremos trabalhar com afinco as áreas da diversidade e inclusão das pessoas.

FAÇA A DIFERENÇA

Nosso propósito é desenvolver a organização para atuar com a diversidade na inclusão de pessoas.

SEJA UM VOLUNTÁRIO
SEJA UM PATROCINADOR